Stella Maris
Moita do Ribatejo

Uma breve apresentação de quem somos

O Stella Maris (Apostolado do Mar) – Moita do Ribatejo, é um grupo católico da Paróquia da Nossa Senhora da Boa Viagem, começou a germinar no Beira Mar Náutica iniciou sua atividade a 19 de setembro de 2021, no parque das Canoas, no Gaio.

Recebeu de sua Santidade, o Papa Francisco, a Bênção Apostólica a 9 de outubro de 2021.

O mesmo está sobre a alçada do Stella Maris dependente do Secretariado Nacional da Mobilidade Humana (SNMH), da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH).

O nosso Símbolo

Pronto para o nosso século, uma nova identidade para expressar nosso propósito comum, para aqueles que servimos, mão para o mundo, um logotipo enraizado na tradição e ainda apto para o futuro, um logotipo refletindo nosso serviço de caridade e missão católica.

- A Âncora – Simboliza a esperança

- O Círculo – Simboliza a fé

- O Coração - Simboliza a caridade

- O Resplendor - Simboliza a luz de Cristo

- A Onda – Simboliza o mar / rio

– A Moita do Ribatejo – Em Memória Aos nossos Fragateiros

O que é Stella Maris (Internacional)?

É Uma organização católica internacional que foi fundada 1920 na Escócia na cidade de Glasgow, neste momento já está em 50 países. Portugal existe desde 1935. Está presente nas praias portuguesas, com o seu espírito de dinamismo cristão traduzido na linguagem e na cultura do homem do mar e do rio.

São âmbitos gerais de ação do Stella Maris – Moita do Ribatejo

As pessoas e organizações ligadas ao mar e aos rios, seja ao nível profissional (marinha mercante ou pesca), bem como às atividades desportivas, lúdicas e de lazer e ainda as agremiações de defesa e conservação do mar e dos rios, ajudando a promovendo uma maior sensibilidade ecológica.

O atendimento às famílias das pessoas envolvidas nestes sectores. A promoção e o acompanhamento das atividades com aplicações culturais e religiosas de índole marítimo e fluvial.

A sua implantação em Portugal pode encontrar-se em Viana do Castelo, Caxinas, Aveiro, Buarcos, Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche, Sesimbra, Setúbal (paróquias da Anunciada e de São Sebastião), Fuzeta e Gaio (paróquia da Moita) e existe casas «Stella Maris» em Leixões, Aveiro (Gafanha da Nazaré), Buarcos, Nazaré, Peniche e Setúbal.

Patrono

Como se sabe, todos os Apostolados do Mar existentes têm os seus patronos, sendo nosso patrono e patrono da localidade do Gaio, São Pedro Rodrigues Telmo (São Telmo), e por esse motivo estamos também inseridos no movimento de confrarias e irmandades de são Telmo.

Quem foi São Telmo

Pedro Gonçalves Telmo?

Foi um sacerdote católico castelhano. Após ser padre em Astorga, ingressou na Ordem dos Dominicanos, onde se distinguiu pela sua retórica e capacidade de pregação. Foi capelão do rei Fernando III de Leão e Castela antes de ser nomeado prior do Convento de São Domingos de Guimarães, onde contou, entre os seus frades com Gonçalo de Amarante.

Já sexagenário, retirou-se para Tui, onde travou amizade com o arcebispo local. Na Páscoa de 1246, veio a falecer durante uma peregrinação a Santiago de Compostela.

Está sepultado na catedral de Tui.

As nossas atividades

Tejo limpo + vida
Falar em uma “Casa Comum”, significa falar em uma Casa que tem lugar para todos e todas, e aí pensamos nas pessoas, na natureza, nos animais, em todos os seres vivos.
A tarefa é imensa, e um desafio é saber por onde começar...

Aceite este convite e participe, já no próximo dia 1 de Dezembro, pelas 15:30, no Salão de S. José, do Centro Paroquial da Moita